Começou a batalha contra o Aedes aegypt
Durante inauguração do QG de Combate ao mosquito Aedes aegypt, na tarde de terça-feira, 16, o secretário municipal da Saúde, Paulo Bicalho, explicou o plano de ação para enfrentar o mosquito que levou Itabuna a decretar estado de emergência em função do aumento de casos das arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya). “O trabalho será na base do corpo a corpo, não vai ser fácil, mas vamos vencer esse dasafio”, garantiu Bicalho.
Na abertura da solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Claudevane Leite e o superintendente de Gestão e Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), José Saturnino Rodrigues, o secretário explicou que o QG funcionará como um pronto-atendimento emergencial, mas também como um observatório que vai permitir identificar com precisão onde estão concentrados os maiores índices de casos das arboviroses.
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, lembrou que o combate ao mosquito é uma tarefa que requer esforços das autoridades e dos servidores públicos da saúde e a compreensão da população de Itabuna. Lembrou que em 2013 quando assumiu o comando do município, o índice de infestação predial era o maior do Brasil e os agentes de endemias tiveram o desafio que o trabalho exige, mas conseguiram reduzir os índices pela metade. À época era um problema localizado. Hoje, uma realidade que toma conta do Brasil.
O superintendente de Gestão e Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues, disse que o estado irá ajudar no que for necessário, como, por exemplo, o envio de técnicos na área de saúde para colaborar no atendimento, contratação de leitos em clínicas e hospitais privados para vítimas das arboviroses e distribuição de medicamentos gratuitamente.
O representante do Estado elogiou a atuação e organização do trabalho que está sendo feito na saúde pública de Itabuna e disse que não estar surpreso com o resultado da estrutura montada, pois conhece de perto o trabalho do médico Paulo Bicalho. “Trabalhamos juntos num hospital em Salvador e ele é um exemplo de competência e dedicação em tudo o que faz”.
A solenidade de abertura do QG também contou com presença de representantes de diversos setores como Defensoria Pública, 15º Batalhão da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, secretários municipais, médicos, empresários, coordenadores de instituições como o Centro Social urbano, além dos agentes de endemia, os “guerreiros da linha de frente no combate do mosquito”.